Páginas

domingo, 11 de setembro de 2011

Famosas não escapam de rugas nos joelhos, saiba como evitar

Teri Hatcher mostra que boa forma não significa eliminar todas as marcas dos joelhos

. Foto: Getty Images Teri Hatcher mostra que boa forma não significa eliminar todas as marcas dos joelhos


Michelle Achkar

Quando as famosas colocam os pés em eventos mundo afora e posam para fotógrafos, qualquer detalhe fora do lugar pode vir à tona. Erros ou excesso de maquiagem, marcas no corpo, mãos envelhecidas, tudo isso já foi tema de discussões e especulações.
A mais recente vem do Festival de Cinema de Veneza, que recebe atores, atrizes e convidados até 10 de setembro. A atriz Gwyneth Paltrow, 39, foi fotografada caminhando pelas ruas da cidade e as câmeras registraram marcas em seus joelhos, que a imprensa internacional logo chamou de rugas.
O assunto ganhou força principalmente por se tratar da loura, que segue rígida rotina de exercícios e dieta equilibrada, além de já ter anunciado que redobra os cuidados antes de algum evento importante a fim de sair linda nas fotos.
"É preciso ter pele de sobra ao redor dos joelhos ou não é possível dobrá-los", afirmou o cirurgião plástico Rajiv Grover ao jornal inglês Daily Mail, explicando o motivo das dobras. Mesmo com essa necessidade, há cuidados que podem ajudar a preservar a aparência da região. Confira:
Dieta
As rugas em volta das rótulas são mais frequentes em mulheres muito magras. "O conselho mais importante seria não perder peso demais", disse Rajiv Grover. Além de garantir um percentual de gordura saudável no corpo, o médico recomenda uma dieta rica em proteínas, que colaboram para a produção de colágeno, e em ácidos graxos que melhoram a textura da pele.
Exercícios
Há exercícios que ajudam a tonificar os músculos sobre o joelho, esticando a pele e eliminando as marcas que parecem rugas. A dica é do personal trainer Dalton Wong, que recomenda agachamentos profundos, prática que pode ser reforçada se feita com os calcanhares elevados, apoiados sobre um bloco. A recomendação é começar com três sessões de 20 agachamentos cada e ir aumentando o número gradativamente.
Pele
Os joelhos normalmente são esquecidos, mas necessitam de hidratação e também de proteção contra raios solares. Segundo o médico inglês Patrick Bowler, não é preciso se preocupar com um hidratante específico para a região, pois o efeito emoliente é eficiente com um produto para uso corporal.
Tratamentos estéticos
Alguns procedimentos usados para firmar peles flácidas podem ser feitos na região dos joelhos, como os com radio frequência, que estimulam a produção de colágeno. Já procedimentos mais invasivos, como plásticas, não são muito indicados, pois podem comprometer a mobilidade e ainda não há garantias sobre a aparência das cicatrizes.
Moda
Saltos altos ajudam a melhorar a aparência dos joelhos, deixando-os levemente mais esticados. Caso a aparência incomode, prefira roupas cujo comprimento pare na altura ou abaixo dos joelhos.